A metodologia do trabalho com trilha está vinculado à concepção de explorar percursos, itinerários que casualmente se faz cotidianamente e perceba que nesse processo de trilha registra espaços geográficos, históricos e falas descritivas de onde o aluno percorre e que o mesmo faz de casa à escola, observamdo as instituições sociais locais como o posto de saúde, quadra de esportes, o programa PETI, as igrejas que situam-se nos percurso percorrido pela aluna tendo como acesso uma das principais avenidas que é Pedro Jorge (asfaltada recentemente pela Prefeitura de Itabuna-Ba). Em uma simples obervação de uma rua, por exemplo, podemos elaborar trilhas virtuais que mostram os caminhos ou lugares que dão acesso de casa até a escola Padre Carlo Salério (fundada pelos missionários italianos que participaram da formação da comunidade local). Esse trajeto foi fotografado e compartilhado com os colegas interagindo com outras disciplinas como geografia, história e lingua portuguesa. Esse trabalho permitiu que os alunos percebessem a realidade, as características e os recantos da sua região de moradia.
Contudo, é de suma importância o reconhecimento do recanto que vivemos e reconhecer a relevância de atribuir o real significado dos segmentos constituidos no bairro em que habitamos.
Parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirO trabalho mundo magnífico das trilhas permitiu conhecer a possibilidade de percorrer os espaços mais próximos e os mais distantes do nosso habitat.
ResponderExcluirParabenizo essa proposta enriquecedora onde alunos e professores interagiram seus conhecimentos.
Oi Zezé, gostei muito do projeto da sua equipe, em que o lugar do aluno foi valorizado através da pesquisa, gerando um sentimento de pertencimento, o que é altamente positivo já que detona ações para a melhoria do espaço, do seu lugar.
ResponderExcluir